Destaques

A ex-vocalista do Nightwish Anette Olzon, prestes a lançar seu primeiro álbum solo em fevereiro, concedeu uma entrevista bombástica (que inclusive já resultou numa resposta da banda no site oficial) à revista finlandesa Menaiset contando como foi a sua demissão e o relacionamento com os membros da banda.


Confira um trecho da matéria traduzida:

Há cinco anos, a banda de metal Nightwish substituiu sua cantora soprano Tarja Turunen por Anette Olzon, cantora sueca de 42 anos. Em outubro do ano passado o site da banda anunciou que o contrato de trabalho de Anette estava encerrado por causa de pontos de vista diferentes. Anette foi embora em silêncio, para Suécia. Agora ela está pronta para contar a sua versão dos acontecimentos.

“Aconteceu comigo o que aconteceu com a Tarja. Fui demitida” - diz Anette.

Durante a turnê de Imaginaerum pelos EUA, em Denver, Anette ficou doente com gripe e dor no estômago e foi forçada a ir para um hospital. Momentos antes, Anette foi anunciar sua gravidez ao personagem principal da banda, Tuomas Holopainen.

“Nenhum dos membros da banda vieram ao hospital para me ver. Eu sugeri que deveríamos cancelar alguns shows até me recuperar, mas os meninos se recusaram a discutir sobre esta questão. Eu ainda estava me recuperando, quando levaram a cantora holandesa Floor Jansen para me substituir.”

Anette diz que eles viveram um pouco mais de um ano passando pelas mesmas emoções de um divórcio. As primeiras semanas foram gastas por disputa de poder, em seguida, veio a raiva e a tristeza.

“Eu me perguntava o que eu tinha feito de errado para merecer isso. Eu estava com medo, é claro, por que isso era um dos sustentos da minha família.”

Anette se casou no verão passado com o músico Johan Husgafvel. O casal tem um filho com 3 anos de idade, Nemo e um filho com oito meses, Mio. Anette tem um outro filho primogênito do casamento anterior, com 12 anos, Seth.

AMEAÇAS DE MORTE E DOENÇAS

O início da Anette no Nightwish não foi fácil. Ela foi bem recebida pelo grupo, mas os críticos falavam mal de sua voz, nos shows os fãs gritavam o nome de Tarja Turunen. Na América do Sul, Anette foi ameaçada de morte na frente dos seus filhos.

“Brasil e Argentina, a recepção foi assustadora. Pessoas me puxaram pelo cabelo, eu sinto aquilo na pele. Foi tão angustiante que eu tenho ataques de pânico” - diz ela.

A situação de Tuomas Holopainen não era fácil. Em 2008, em turnê com o Nightwish ele teve que cancelar shows devido a problemas de saúde de Anette. O estresse constante resultou em problemas na voz da cantora.
Ela acredita que a turnê acabou deixando a desejar.

“Mentalmente o que ficou pesado foi o fato de que os meninos da banda decidiam tudo por mim. Eu não tinha uma palavra a dizer. Se o Tuomas dissesse, agora vamos para a África, então nos íamos.”

HOMENS DE MILHÕES

Anette acredita que um problema no Nightwish também era a desigualdade econômica. O quarteto masculino da banda gerencia milhões de euros em uma empresa conjunta. Ela preferiu contratar uma outra empresa de consultoria, mas teve que criar sua própria empresa, a Momma Anka AB.

“A taxa de shows e os royalties foram divididos por igual entre os cinco, mas outros valores iam diretamente para os cofres dos homens. Gerenciar esse negócio sozinha era caro. Eu tive que pegar dinheiro emprestado dos meninos para fazer isso.”

Anette em 2010, teve um prejuízo em sua empresa de 73 mil euros (arredondado). Ao mesmo tempo que a empresa dos rapazes lucrou cerca de 351 mil euros.

Embora preferiria um tipo diferente de fim na banda, ela não guarda mágoa. “Eu tenho me perguntado diversas vezes o que fiz para o Tuomas, eu gosto das coisas resolvidas. E eu sinto que isso não está finalizado.”

Em outra entrevista para o site Prorockmag ela dá mais detalhes sobre sua demissão, confira:

É a primeira vez que ela falou sobre a forma de sua saída da banda finlandesa - e ela acha que isso aconteceu porque ela tinha ficado grávida de seu terceiro filho.

A separação súbita, chegou em meio de uma turnê pelos EUA. Um anúncio oficial declarou que a separação tinha sido feita "em compreensão mútua".

Mas Anette insiste que não é o caso. Ela diz: “Eu fui ficando frustrada com as pessoas dizendo que deixei a banda - porque eu não fiz. Eu fui demitida exatamente como Tarja foi demitida, mas talvez de uma forma mais tranquila.”

Ela aponta para a sua gravidez como a razão por trás de sua demissão. "É assim que eu vejo isso", diz ela. "Por que [mais] eles deveriam me chutar quando eles sabiam que eu estava grávida?”

"Nós, é claro, tivemos alguns problemas em 2009, mas tivemos uma boa turnê e não havia mais nada acontecendo até então."

Olzon acrescenta: "A razão pela qual eu não disse isso há um ano atrás é porque eu não queria falar sobre algo tão negativo. Eu me senti muito mal com a situação - era como um grande divórcio.”

A entrevista completa será lançada apenas em fevereiro.



Fonte

- Copyright © Deusas do Rock -