- Back to Home »
- Amy Lee , Especial , Evanescence »
- Happy Birthday Amy Lee: Deusa da Luz Imaginária

E outros tantos para classificar o que ela representa ao mundo.
Eleita por diversos sites a mulher mais sexy do rock, Amy ainda se sente encabulada com os elogios. Embora haja no metal tantas outras mulheres importantes, Amy foi a pioneira da classe, pois as mulheres só tiveram voz ativa nesse mundo de machistas depois que o Evanescence virou febre no cenário underground mundial.
Além disso, Amy tambem fez seu nome em causas importantes como a campanha Out Of The Shadows, para pessoas com eplepsia. Participou do Evento Women Who Cares, destinado a mulheres que se empenham em causas sociais, única banda de rock com vocal feminino a tocar no prêmio Nobel da Paz.
Exemplo, Amy segue inspirando muitas bandas e pessoas ao redor do mundo.
É comum nos identificarmos com muitas de suas letras, pois embora esteja sempre sorrindo, Amy tabém tem o lado que todos temos: o nosso lado escuro.
Confira abaixo a biografia da mulher que nasceu mito, mas cresceu lenda!
Amy Lynn Hartzler (Riverside, 13 de dezembro de 1981) é uma cantora, compositora e pianista dos Estados Unidos, vocalista e fundadora da banda Evanescence.
Filha de John Lee, um DJ e personalidade da televisão e de Cargill Sara. Tem um irmão, Robby, e duas irmãs, Carrie e Lori. Lee teve uma irmã que morreu em 1987 aos 3 anos de uma doença não identificada. Foi relatado que a música "Hello", do álbum Fallen foi escrito em homenagem a sua falecida irmã, bem como a música "Like You" de The Open Door.
Lee teve aulas de piano durante nove anos. Sua família mudou-se para vários lugares, incluindo Flórida e Illinois, e acabaram por se instalar em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence nasceu. Frequentou Middle Tennessee State University para estudar teoria musical e composição, e forçá-la a focar Evanescence.
Em uma entrevista com Lee diz que as primeiras músicas que ela se lembrou de escrever eram chamados de "Eternity of remorse" e "A Single Tear". O primeiro foi escrito quando tinha onze anos e queria ser uma compositora clássico, e o segundo foi para uma sessão quando estava na oitava série.
Carreira
Amy Lee fundou a banda Evanescence juntamente com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" de Meat Loaf no piano. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria, eles concluíram então que tinham a mesma tendência musical. Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda, surgiu então o Evanescence que mistura elementos de rock com musica clássica, e anos depois isso se tornou o seu grande diferencial.
Em 22 outubro de 2003, a Moody deixou a banda alegando "diferenças criativas". Em uma entrevista meses depois, Amy diz, "... Tínhamos chegado a um ponto em que se algo não mudar, não teríamos sido capazes de fazer um segundo álbum, "Ele disse:" Somos, finalmente, uma banda real, não apenas Ben Moody e eu e alguns outros juntos" O ex-guitarrista do Cold, Terry Balsamo substituiu Moody da banda, tanto na guitarra como um compositor com Lee.
O sucessor de The Open Door chegou às lojas no dia 11 de outubro de 2011, dotado de um peso e sonoridade sem perder o núcleo da banda.
Muitas das músicas foram tocadas ao vivo pela primeira vez em solo brasileiro.
Amy diz que as suas influências passam pela música clássica como Mozart, até a artistas atuais como Björk, Tori Amos, Danny Elfman, Radiohead e Plumb.
Lee tem um estilo reconhecível, marcado pelo uso ocasional de maquiagem gótica e gosto por roupas de estilo victoriano. Ela também desenha suas próprias roupas, incluindo as utilizadas no vídeo da música "Going Under", o vestido que ela usou nos Grammy Awards de 2004 e o vestido usado para a capa do The Open Door. Depois de desenhar, escolheu estilista japonês H. Naoto. Muitos fãs apoiam Lee na sua recusa de explorar o seu sex appeal na sua música.
Em 2006, a revista Blender colocou Amy na lista das mulheres mais sensuais no rock, junto com Joan Jett, Courtney Love e Liz Phair.
"Out of the Shadows" é uma campanha para a compreensão da epilepsia e ajuda aos milhões de portadores da sindrome. É uma campanha patrocinada pela Epilepsy Foundation.
Essa é a homenagem do Deusas do Rock à uma das mulheres mais importantes da história da música.
E que venham mais 200 anos...