Destaques

Dotada de uma potência vocal magnífica e um timbre que deixa muita vocalista internacional no chinelo, Arya Medeiros Cappia, vocalista da Eve Desire abre o coração e nos conta tudo sobre Vitruvia, o primeiro single da banda, que já está no metal sinfônico a algum tempo. Casada com o pianista e tecladista da banda, ela deixou muitos solteiros desapontados, pois além da voz, trás consigo uma beleza avassaladora digna de um tapete vermelho. Confira agora a entrevista com a Queen of Roses, nossa deusa brasileira do metal sinfônico.

1 Quais foram suas inspirações para Vitruvia?
Eu amo física!! É meu hobby!!! Fiz meu TCC de Regência nessa tema, relacionamos música e física e deu muito certo!! Aliás, o guitarrista da banda, André Cerveira, foi meu parceiro no TCC (ele tb é regente), e tive muita ajuda do tecladista e meu marido Cappia, que é outro louco por física!!

2 Passando pela física quântica e a matemática, Vitruvia brinca com a mente de quem ouve combinando a melodia forte com a voz angelical, qual é o ponto principal da canção?
A melodia e a harmonia foram construídas de forma circular, para simular no ouvinte a sensação de movimento dos planetas no Universo. Os arpejos de piano, a orquestração e os timbres foram escolhidos para causar efeito. E a melodia da voz foi escrita com notas predominante agudas e saltos bem longos, para transmitir a sensação de elevação, leveza, e, ao mesmo tempo, poder, quando esta se mistura com a harmonia pesada do instrumental.



3 Quais foram os principais cuidados vocais utilizados na gravação do single?
Eu tenho técnica de canto lírico puro, e canto metal assim....não mudo quase nada, e isso gera alguns contratempos, rsrsrs!!! As caixas de som tendem a estranhar a frequência da voz, vibrando (e atrapalhando) excessivamente, o microfone tem que ser adequado, enfim, alguns cuidados! No geral, o processo foi normal!


4 Tem algum ritual que a banda segue antes de algum show?
Aquecimento de voz e dos instrumentistas, checagem de equipamento, checar o set list, repassar os momentos de parada e intervenções, repassar tudo em detalhes. Cada um se concentra de um jeito. Eu normalmente vou atrás da bateria e visualizo o show todo! Dá quase certo, rs!
A principal característica da banda é a virtuose de todos os instrumentos e da voz, então, a concentração tem que ser bem grande!

Arya e Juliana Rossi (entrevista AQUI)
5 sabemos que você tem como inspiração a antiga formação do Nightwish e, em consequência Tarja, o que a banda representa para você?
NW com a Tarja para mim foi a melhor banda de heavy metal sinfônico DE VERDADE. O conceito de heavy sinfônico é pouco compreendido, normalmente acaba misturado com outras vertentes do metal. E NW com a Tarja, para mim, foi a banda que mostrou definitivamente como se faz esse estilo sem misturar com nenhum outro lado: heavy metal + orquestra inteira + vocal lírico (mesmo).

6 Além da Tarja quais são suas vocais favoritas?
Floor Jansen, Juliana Rossi, Stefanie Schimrberck (ps: fico encantada com o jeito que ela leva o show! Um dia chego lá, rs!), Vibeke Stene. André Matos na ala masculina.

7 Não poderiamos encerrar sem antes falar do seu casamento com Wagner Cappia e do Instituto Ever Dream, qual a ligação entre os dois e o que mudou em sua vida após o casamento?

O Cappia é minha alma gêmea, disso tenho certeza. Em 1 ano desde o dia em que nos conhecemos, nós namoramos, noivamos e casamos, montamos a Eve Desire (foi esse o momento em que nos conhecemos), criamos o Instituto Ever Dream (colocamos nele uma linha inteira de ensino de música voltado para o heavy metal, desde estrutura até corpo docente, com nomes como Fernanda Terra e mais novidades estão por vir....) e não paramos mais em nenhum sentido. Tudo que ele faz tem eu e tudo que eu faço tem ele. Isso aumenta a cada dia, e, após o casamento, com ainda mais convivência, isso só está aumentando! A gente detesta ficar longe nem que seja por umas horinhas!
Nossa vida é no contra-fluxo, mas adoramos ela! Nosso dia de supermercado e lavanderia é segunda a tarde, sábado e domingo é o dia que mais trabalhamos. Somos um casal normal, que lê livros de física e lógica antes de dormir... (ops, talvez não tão normal assim, rsrsrs!). A gente se completa, no palco e na vida. Somos um só. Tudo que uma cantora precisa é de um pianista, rs!

Agradecemos a honra de poder entrevistar uma das vozes mais potentes do metal brasileiro, encerramos com um recadinho de Arya: PÚBLICO, DÊEM SEU APOIO PARA AS BANDAS DE HEAVY METAL DAQUI! Estamos com uma safra excelente de bandas de som próprio, que estudam,trampam, formadas por músicos profissionais!! Valorizem o nosso som!! É para vocês que a gente trabalha tanto!!! Curtam aê galera!!

Entrevista e edição por Sara Sthefany (equipe DdR)
Fotos: Arquivo pessoal da entrevistada
Para mais informações sobre a banda acesse:

http://www.aryamedeiros.com/
http://www.evedesire.com/
http://www.cappia.com.br/wpress/
Facebook

- Copyright © 2025 Deusas do Rock -