Destaques


É época do outono em Nova York, e apesar de um frio tomar conta do ar, o bebedouro do Lower East Side Donnybrook é iluminado como se ainda fosse uma noite de verão. O bar da esquina tem moradores cantando “Valerie”, de Amy Winehouse, para a rua, uma vez que apenas warbles covardes da falecida voz de Brit são ouvidas a partir da jukebox de dentro. É sujo e legal ao mesmo tempo, e é onde Taylor Momsen se sente mais em casa para se encontrar. Depois de mais de um copo de vinho tinto,  seus olhos se iluminam quando ela discute seu terceiro álbum de estúdio, Who You Selling For, que é, sem dúvida, o melhor trabalho de sua banda até à então.
The Pretty Reckless foi formada quando Momsen mal tinha 16 anos (e estava no meio de sua fama em Gossip Girl), e a marcou como uma estrela do rock com a borda vocal de Joan Jett e os olhares cristalinos de Debbie Harry. Também a levou para uma vida vivida, em grande parte, na estrada. Aqui, a cantora de 23 anos fala sobre cantar, atuar e sua posição real na religião. Ela também lamenta que, uma vez, tenha colocado uma fita em seus mamilos.

Cosmpolitan: Qual foi seu conceito para este projeto?

Taylor Momsen: Nós entramos em turnê com “Going To Hell” (nosso segundo álbum) por cerca de dois anos, e quando saímos da estrada ficamos bem parados. Ben, o guitarrista, e eu escrevemos todas as canções e músicas. E nós não escrevemos na estrada, realmente; nós anotamos as ideias, mas é preciso isolamento e solidão para escrever. Assim, no fim do ciclo da turnê, nós estávamos ansiosos para fazer outra coisa. Nós praticamente fomos imediatamente escrever o novo álbum. Eu tenho uma casa na Nova Inglaterra, uma pequena casinha no meio do nada. É mal assombrada, no estilo Stephen King. É o mais longe possível das pessoas. Quando eu termino a turnê. eu não quero fazer nada com ninguém.

Entrar em turnê é exaustivo para você?

É! Super é. Mas você não pode ter uma banda e não se apresentar, e se apresentar é muito revigorante. Isso dá vida para você. Não há nada como terminar uma boa música, sentar e dizer tipo “merda, eu fiz isso!”. Minha piada é que é como um orgasmo. São três minutos, ou quanto dura a música, de felicidade pura e completa, e depois é completamente e absolutamente infernal, porque então você fica tipo, “oh, merda, eu quero fazer isso de novo”.

Você abordou a sua escrita de forma diferente desta vez?

Eu acho que realmente queria fazer de forma diferente nesse novo álbum, nós realmente queríamos criar uma experiência orgânica… não há overdubs, sem manipulação, sem nada. Por exemplo, se eu cantei uma música uma vez e eu cantei novamente e não funcionou, não houve “tente novamente, tente novamente”. Foi feito de imediato. Seguir em frente e voltar a ele mais tarde, porque nós queríamos realmente capturar a mágica de performar. E, pela primeira vez, trouxemos músicos de fora… três backing vocals, um tecladista. Então, nós estávamos tocando. Nós realmente queríamos fazer um disco de rock clássico. O ponto principal do rock’n’roll é a liberdade. É a liberdade de ser expressiva, de dizer “foda-se!”.

O seu álbum anterior, “Going To Hell”, é um álbum de “culpa católica”? Razor & Tie chamava assim.

Essas são palavras de outra pessoa, não minhas. Não é. Não é um álbum religioso. É um disco metafórico do céu e do inferno, do bom e do mau. O bem e o mau existem em toda a parte.
Fui criada como católica.

Você continua católica?

Eu digo que sou uma católica “da estrada”. Mas essa merda é real.
Sim, certamente é.

Você continua se identificando?

Não.

Você é religiosa?

Não particularmente. Eu sou espiritual, mas eu não pratico qualquer tipo de coisa. Eu acredito no bem, em ter caráter, ser uma pessoa decente.

Eu ouvi um boato de que você fisga pessoas em shows.

Quando eu comecei, eu era um pouco jovem e estúpida. Eu usava Xs nos meus mamilos e vestidos de espartilho com saltos de stripper, e pensei que era um bom visual. Eu vou dizer isso: encaixar-me no momento, seja em qual fase for ou qualquer coisa que seja. Todo mundo gosta de estereotipar as coisas ou escrevê-las como se não fossem sérias ou “só uma fase”, especialmente quando você é jovem. A música nunca foi uma fase, mas o guarda-roupa foi certamente uma fase, então eu acho que pode ter ofuscado a música no início, com certeza. Eu estava tão ultrajante. Eu não sei. Eu acho que eu agora, eu não levaria alguém de 16 anos a sério em qualquer capacidade. “Você é um garoto, por que eu iria ouvir você? Você é uma criança.” Então, olhando para trás agora, eu sou como, é claro! O que eu estava pensando? Eu estou usando saltos de stripper, colocando fita adesiva em meus seios, e sendo a porra de uma maluca. Mas eu tinha 16 anos e vivendo o que eu estava passando no momento. Assim, a música sempre foi a coisa que tem sido no nosso mundo.

Há algumas letras sombrias no novo álbum.

Não é um álbum claro. É um álbum muito sombrio!
É muito pesado! Há momentos em que parece que você se sente engolido inteiro pela indústria.
Eu não o identifico especificamente como a indústria, porque eu acho que é muito limitante para as canções. Eu li isso em alguns comentários que fizeram, o que é bom.

Eu só não queria dizer que a sua vida estava o engolindo todo.

E eu aprecio isso. Eu passo por altos e baixos como todo mundo faz. Para acabar com este [turnê] ciclo, [eu tenho] minha casa no meio do nada e estava indo, tipo, “quem eu sou?”, e me sentindo muito perdida e confusa e – eu odeio usar a palavra “depressiva”, porque soa tão pesado, mas… Eu estava perdida, eu acho que essa é a palavra certa, e muito desesperada por algo novo. E eu acho que desespero é um tema comum em todo o álbum. Quem foi que teve a citação: “Quando você terminar algo de grande importância para você” – como escrever um registro, a gravação de um disco, um passeio, seja ele qual for – “e depois que acabou, você é deixado com este buraco gigante”? O que você faz com esse buraco? Um monte de artistas preenche com drogas e álcool. É por isso que não há tal cliché junto com ele. Você jogou tudo em cima da mesa, todas as suas partes, tendo em conta tudo para ele, e você é deixado esta concha de uma pessoa. E então você tem que descobrir como encher-se novamente com algo novo, e isso é um processo que acontece cada vez que você criar algo em qualquer tipo de um grande período de sua vida. E então isso é algo que eu acho que devo lidar com muita personalidade.

Você tem 23 anos, mas se sente como se já tivesse vivido um milhão de vidas?

Hum, sim, de uma forma; não, em outro, porque eu não sei nada diferente. Eu estive ao redor do mundo algumas vezes, então eu fiz um monte de coisas que talvez algumas pessoas na minha idade não tenham feito. Mas eu não acho que isso é uma coisa boa ou uma coisa má. Isso é apenas o que é. É aí que a minha vida me levou a este ponto, às vezes por opção e às vezes não. Mas é a vida de todos! Há um monte de coisas no meu passado que não teriam sido necessariamente as minhas escolhas, mas, ao mesmo tempo, voltar no tempo e mudar alguma coisa, eu não quero fazer isso porque eu gosto de onde saí.

Você tem um emprego desde que tinha 2 anos de idade, quando começou a modelar. Como uma criança, você percebeu que estava no trabalho?

Quando eu era realmente pequena, não. De novo, se você apenas sabe o que você é, você não sabe se isso é bom ou ruim. Você não tem perspectiva. Mas quando cheguei a uma idade em que eu tinha idade suficiente para tomar minhas próprias decisões, eu parei tudo e fiz o que eu realmente queria fazer, que era começar uma banda. Eu tenho escrito músicas desde que eu era uma criança pequenina.

Sério?

Ai meu Deus, eu tenho caixas e caixas que se acumulam.

Você lembra de uma das primeiras músicas que escreveu?

Provavelmente, mas eu certamente não quero ela lá fora. Você escreve um monte de músicas ruins antes de escrever boas. Leva tempo! Então, meu ponto é, quando eu cheguei a uma idade em que eu percebi que eu poderia fazer minhas próprias decisões, eu fiz. E eu parei tudo e eu fiz o que eu realmente queria fazer e eu não olhei para trás desde então.

É algo libertador e assustador ao mesmo tempo?

Na realidade, não era nenhuma dessas coisas. Era mais, “espere, o quê?”. Eu acordei em uma manhã, tipo, “espere, eu não tenho que fazer isso? Essa coisa que eu tenho feito a minha vida toda que não é… Espere um segundo! Segure-se!”. Quando eu percebi que realmente podia tomar minhas decisões, foi uma coisa muito estranha. É como se um interruptor tivesse saído do meu cérebro, como, “por que estou fazendo isso? Eu não gosto disso, então eu só vou parar de fazer isso”. E houve um monte de elementos burocráticos que eram complicados, mas eu não me importava. Era como, se eu não tenho que fazer essa coisa que eu não gosto mais de fazer, ou se eu não sabia se tinha realmente feito, então eu não vou fazer mais isso! Porque esta é a minha vida, e eu quero vivê-la e apreciá-la se eu puder.

Então de onde você veio para cá?

Não é essa a grande questão? Você disse isso e isso me fez lembrar de – você sabe Buffy the Vampire Slayer? Você sabe o episódio “Once More With Feeling”, o episódio musical? Adoro Buffy the Vampire Slayer. Se eu pudesse ser Buffy, eu o faria. Mas uma das músicas é “Where Do We Go From Here.” Desculpe. É um dos meus episódios favoritos, e a música em que é incrivelmente incrível e eu acho que [criador] Joss Whedon é um gênio. De qualquer forma, por isso, para onde vamos a partir daqui? Bem, nós estamos indo para Paris no sábado, então nós estamos indo para Berlim, depois vamos para Londres … Eu acho que o objetivo de longo prazo é continuar a crescer como pessoas e como uma unidade, individualmente e em conjunto, e espero continuar a manter a fazer álbuns cada vez melhores, porque se você não está se movendo para a frente, ou você está parado ou regredindo.

Você é sempre tão profunda?

Eu acho que sou uma pessoa caseira. Eu não falo com ninguém. Sento-me em casa, mas ninguém me faz perguntas.

Você nunca consome coisas da cultura pop?

Há coisas da cultura pop na televisão [que eu gosto]. Não tanto na música como um todo. Eu amo South Park. EU AMO South Park. Adoro South Park. Acho que a comédia é uma das mais elevadas expressões da arte. Para levantar-se no palco e realizar stand-up, onde você não tem o apoio de um guitarrista ou um baterista ou qualquer coisa, e você tem que entreter? Eu amo Louis C. K. Eu amo Marc Maron – ele é um gênio. Ele descobriu algo. Curb Your Enthusiasm é algo que eu assistir para limpar a minha mente muito. Eu só vi Ali Wong, você já ouviu falar dela?

Sim, ela tem aquele especial Netflix!

Sim, o especial Ali Wong é incrível. Então, eu adoro comédia. Se eu pudesse ser um comediante – bem, eu provavelmente não tomaria esse trabalho, porque parece realmente difícil, mas eu desejo que eu pudesse ser.

Se você fosse ter um outro papel como atriz, que tipo de papel que seria?

Eu não tomaria mais um papel como atriz. Não. Perguntar sobre atuar para mim é como perguntar sobre jardim de infância. (A) Eu literalmente estava no colegial na última vez que atuei, e (B) é uma vida passada, seria como me entrevistar e perguntar “se você voltar para o ginásio, em qual matéria teria uma nota melhor?”

É como um conceito estranho neste momento.

Realmente. É como um conceito estranho neste momento. Você disse isso.

Você precisa de um documentário para a banda.

Bem, nós podemos estar trabalhando em algo. Isso é um pisca, pisca, mas não posso piscar. Eu estou trabalhando em um livro agora, não uma autobiografia. Sem promessas para tão cedo, mas é algo para me manter ocupada.

Porque você não está totalmente ocupada.

Bem, alguma coisa para distrair de todo o resto. E eu pinto e eu esculpo e eu gosto de fazer coisas que não são para o público. Não há pressão para ele, é apenas algo que é uma limpeza da mente.

Então, se você não estivesse fazendo isso, onde você acha que você seria?

Eu não sei. Eu acho que eu provavelmente estaria fazendo isso, mas talvez ninguém soubesse sobre ele.

- Copyright © Deusas do Rock -