Destaques

Tive a imensa honra de entrevistar pessoalmente com toda a exclusividade do mundo Ana Paes (Barbacenence, meu povo) e Raffael Tavares da até então extinta Metheora. A vocalista e o Guitarrista e claro, o Douglas, fundador do Deusas do Rock viajaram para Barbacena, até a minha casa somente para me presentear com uma mega e bombástica notícia: O Retorno da Metheora,
que por de trás dos panos, seu final há dois anos atrás foi meio sem explicação, meio disse não disse e eu arranquei desses dois cada polêmica que envolveu os bastidores do fim da banda.


Ana Paes é o extase em pessoa, dífícil olhar para ele sem se sentir intimidada pela presença marcante e imponente da talentosa vocalista. Já Raffael Tavares, tenho que contar: pensa em um cara lindo, sensual, alto, loiro, olhos azuis, forte, gentil, simpático, fofo, extraordinário, e acima de tudo toca guitarra minha gente, é muito ownnn e uau pra um homem só, dá até pra lançar a campanha #RaffaMeAdota #RaffaMeLevaPraCasa #RaffaCasaComigo. Mas brincadeiras a parte, saiba sem censura tudo o que rolou no fim da Metheora e a expectativa pra uma volta que de longe, vai ser a mais impactante do ano!
Quer tiro, porrada e bomba? Lá Vai!

1- Quais as expectativas com o retorno da Metheora?
Ana Paes: As expectativas são as melhores possíveis. Ficamos em hiato muito tempo e foi bom para que pudéssemos refletir e reestruturar idéias. A pausa foi muito importante para mim, pois eu pude ter certeza do que eu realmente quero fazer e como eu quero abraçar esse projeto da banda que ficou inacabado e será um momento bem bacana pois há muito ainda o que expandir.
Raffael Tavares: Pra mim o retorno da banda é como uma realização pessoal, porém não vejo a longo prazo, procuro ao máximo viver cada momento para não ter grandes expectavivas e ocorrer um novo hiato. Mas isso não quer dizer que estarei disfocando aquilo que sinto pela Metheora e pela música, mas espero que o retorno seja fantástico e possamos colher bons frutos.




2- O que mudou com a sonoridade da banda?
Raffael Tavares: Algumas canções já estavam prontas desde a época de Apenas Ilusões (álbum de estréia da Metheora), então é basicamente o mesmo estilo: eu e Ana compondo. Porém algumas estamos fazendo agora, envolvendo assuntos como amor, relacionamento, experiências pessoais e creio que as novas canções estão um pouco mais pesadas do que o habitual pois há muita intensidade
e sentimentos contidos nas letras e na melodia. Amadurecemos bastantes desde o hiato.
Ana Paes: Na realidade a pausa serviu muito para mim, era diferente compor com 16/17, para agora com 27 anos. Eu revi meus conceitos e amadureci nesse curto espaço de tempo, mas o suficiente para crescer, pois vivi bastante coisas em que me renovei. As canções são muito "personalidade exposta". 

3- Polêmica (parte 1): Passou uma nova vocalista pela Metheora, a Gabriela Vazquez, na qual a banda chegou a divulgar a capa do single Sem Saída (tem gravação pronta desse single com a Gabriela), porém jamais foi lançado. Quais os motivos?
Raffael Tavares: Não foi lançado porque não tinha de ser lançado. Não havia sintonia entre a vocalista e o restante da banda. A música já estava pronta e gravamos para não perder o contexto.
Inclusive na seleção de vocalistas, eu não optei por ela, embora super talentosa, não se encaixa a sonoridade da banda, porém descobrimos isso depois de um tempo. A saída da Ana era muito recente e decidimos continuar, mas estava um clima pesado, pareciamos zumbis.
Sara Sthefany: E isso refletiu até no visual da banda, pois na fase Ana era aquele gótico e melancólico e quando a Gabriela entrou mudaram radicalmente pro Punk, ela estilo guerreira com pintura na cara (estilo Alissa), o resto da banda mega urbanizados com fotos na floresta, e para mim, foi algo bem chocante de se ver.
Douglas: Estava parecendo Nightwish (risos kkkkk').
Raffael Tavares: Isso foi para retirar qualquer lembrança da Ana que restava na banda, porém para sair a imagem, tudo teria de mudar, implantamos até um dj para fazer o teclado pois a Gabriela não toca piano.
Sara: Na minha opinião deveriam fazer a Sem Saída parte dois, mais lenta com o coração da Ana.
Ana Paes: A letra é minha, queríamos essa agressividade, porém não tanto. A Gabriela tem personalidade forte e voltada para explosão em cenário punk, não resgatou a interpretação da música,
o que era a proposta da banda, porém desejo a ela todo sucesso em seu cenário habitual.

4- Ana, em seu período de afastamento, o que mudou em você e qual a conclusão a respeito da Metheora?
Ana Paes: Muitas coisas mudaram, este período serviu para eu me encontrar e me aceitar musical e pessoamente. Foi a oportunidade certa para eu saber o que tenho a oferecer e onde quero chegar.
Pois quando começamos erámos muito comparados ao Evanescence, então eu tinha uma responsabilidade de passar uma essencia da Amy Lee para quem acompanhava a banda, já que muitos iam ao show para ouvir os covers, sem comparações, pois Amy tem uma estrela impressionante. Tive a oportunidade de cantar gospel posteriormente e ouvir novos estilos, o que está contribuindo para lapidar a nova Ana. Assim eu pude hoje, agregar muito valor a banda, pois com toda essa vivência, já estamos gerando laços bem fortes, seremos muito coração!
Sara: Acredito até que as pessoas vão parar de comparar com o Evanescence...
Ana Paes: Eu não me importo, porém isso vai sumir naturalmente. As pessoas deixaram de prestar atenção nos covers e irão valorizar mais nosso trabalho, já tínhamos muitos que iam pela nossa música, porém havia a sombra do Evanescence. Mas agora as pessoas vão se perguntas: Estão retornando, o que eles tem a oferecer?


5- Polêmica (parte 2): Quais os erros que vocês não cometeriam novamente?
Ana Paes: Queremos mais democracia, amor pelo que faz, foco, pé no chão, entrega e positividade.
Raffael Tavares: O que vou dizer é meio frio, porém a amizade não será mais a mesma, será profissional. Não vamos misturar com o pessoal, sem deixar o sentimento de lado, porém focar realmente na banda, não ter mais relacionamento entre membros da banda, pois isso prejudicou e muito. Seria o negócio da nossa vida, por isso separaria ao extremo para a banda não sair prejudicada.

6- Polêmica (parte 3): A pergunta que não quer calar, Ana porque deixou a banda e porque a banda acabou?
Ana Paes: Minha entrada na banda foi muito repentina e começõu a tomar proporções a nivel pessoal extremas e gigantescas, foi muito intenso e modificou minha vida. Eu tinha que interagir com público, compor, cuidar de fãs, minha vida passou de normal para não tão normal. Minha imaturidade na época, a imaturidade de não saborear meu sonho, me fez ficar sobrecarregada e cheguei num momento que dei tudo de mim, mas fazia tudo errado, abalou meu psicológico, e eu precisava me encontrar, criar minha personagem e não esperar o que a Amy Lee vai fazer para seguir em frente e fazer baseado nela. Fiquei sem auto confiança e precisei de um tempo para gerenciar tudo. Porém, a decisão não foi por vontade minha, minha saída foi 
forçada, fique mal nesses dois anos, mas Deus agiu em meu favor e me direcionou e me consertou apertando meus parafusos frouxos, me fazendo conduzir a banda da melhor maneira possivel.
Renasceu uma nova Ana e eu percebi que quero fazer acontecer e vai ser agora.
Raffael Tavares: Não foi fácil de lidar, pois decidimos retirar a Ana, que era minha namorada (TIRO), a mulher que eu amava (PORRADA), mas a banda era meu sonho (E BOMBA), fique totalmente perdido pois os proplemas pessoais acabaram com o profissional e eu a amava suficientemente para decidir ficar com ela, porém, não havia só eu de membro, foi dificil.
Eu não queria falar em Metheora, fiquei no fundo do poço por todos os problemas que ocorreram no relacionamento, mais sonhava com o retorno, com esse momento.
Isso me amadureceu totalmente, da pior forma possivel, mas conta muito. Algumas músicas vão contar toda essa história.

7- E como ambos se sentem em relação a tudo isso?
Ana Paes: Me sinto muito completa, respiro normalmente, não fico sufocada, com gás total e pronta para arregaçar e quebrar tudo com esse retorno.
Raffael Tavares: Eu ainda não me sinto completo, sinto saudade dos antigos ensaios, me falta a felicidade de estar lá. A Metheora é um pedaço de mim, meu coração e alma, estou em processo de reabilitação, um recomeço, um medo, um demônio que preciso enfrentar, pegar todo meu sofrimento e passar por isso. Mas eu quero passar, quero quebrar essa barreira e tornal isso algo bem grandioso,
Ana Paes: Deixe as pessoas terem a conclusão delas, estamos aqui apenas para passar a arte, pois a música fala mais alto. 
Douglas: Tem de ter uma resposta, uma justificativa. Ana, em 2 anos você operou o nariz, emagreceu, o cabelo não está mais preto. Vai haver alguma mudança no visual?
Ana Paes: Eu sofri muito com rinite e adenóide, pude priorizar minha saúde, minha voz melhorou muito. Se eu mudar o estilo ou a cor do cabelo será coisa de momento, coisas que me fazem sentir bem. Hoje estou bem melhor, me importando mais comigo mesma, fazendo aquilo que quero. Vou continuar eu mesma, independente do que a cor
do cabelo e estilo quer passar.


8- Polêmica (parte 4): Vocês estão juntos? Pretendem voltar?
Ana e Raffael em conjunto: Não estamos juntos.
Ana Paes: estamos priorizando a banda, qualquer relacionamento acontecerá fora da banda. Somos muito amigos. Best Friends, muito próximos. Nos completamos musicalmente.
Raffael Tavares: Quando namorávamos, isso desgastou a banda e o namoro, isso me abalou muito, acabamos cometendo muitos erros, é uma coisa que não podemos mais deixar
estragar esse retorno, esse momento tão bonito. Para o que a Ana precisar estou aqui, porém não tenho pretensão de reatar o relacionamento.

9- Douglas pergunta: Com a volta da banda, qual o material que estará sendo lançado?
Raffael Tavares: Estamos concentrados em um EP com três faixas inéditas e eu e Ana estamos dando nosso melhor nas músicas.

Mensagem da Metheora para os fãs:




Entrevista, matéria e edição: Sara e Douglas.

- Copyright © Deusas do Rock -