Destaques

Confira a tradução da entrevista feita pela revista Rolling Stone com Amy Lee:



“Com o nascimento de seu primeiro filho e lançamento de novo álbum solo, Amy Lee inicia próximo capítulo de sua vida”

amy-lee-and-new-baby-boy
Quando Amy Lee convidou Rolling Stone para sua casa no Brooklyn, no mês passado, ela não tinha certeza de que viria primeiro: a trilha sonora de “War Story” em que ela vinha trabalhando há quase um ano, ou o bebê que esperava com o marido Josh Hartzler.

Acontece que seu filho, Jack Lion Hartzler, venceu por pouco mais de uma semana.

Lee tornou-se mãe em 28 de julho; em 6 de agosto, ela anunciou Aftermath, um álbum que ela gravou para War Story com violoncelista Dave Eggar e uma série de outros músicos. É previsto para 25 de agosto, e que não é somente o primeiro lançamento de Lee desde o álbum auto-intitulado do Evanescence de 2011, mas seu primeiro como artista independente… o resultado final de uma ação que moveu com o ex-gravadora da banda, Wind-Up Records.

Nesta entrevista exclusiva, Lee discute maternidade, declara sua independência e detalha o futuro do Evanescence.

Você passou quase um ano trabalhando em War Story. Como foi a experiência de fazer um álbum diferente do Evanescence?
Este processo foi único, mesmo para a indústria cinematográfica, pois foi super indie. [Dave e eu] tínhamos uma ótima relação com o diretor Mark [Jackson], e ele vinha e ouvia nosso trabalho e nos falava se estávamos no caminho correto, nós tocávamos e nós alimentávamos do trabalho um do outro. Partimos do zero, o diretor veio até nós e nos forneceu um roteiro “Ok, eu quero que você façam os ouvintes sentirem essa gama de emoções, façam o personagem se sentir sozinho e isolado.”. Ter esse ponto de partida de fora é muito legal porque obriga você a escrever de uma maneira diferente, eu senti como se estivesse usando uma zona diferente do meu cérebro.

Como você descreveria o filme?
Para mim é muito obscuro. Estamos chamando o álbum de Aftermath, em parte, porque o próprio filme é sobre as consequências, não é sobre a guerra. É chamado War Story, mas você nunca vê qualquer guerra. É sobre as consequências do seu lidar com a tragédia que ela testemunhou. E então, o álbum está nos jogando com as conseqüências de fazer música. Provavelmente metade das músicas não estarão no filme. Esperamos que vocês possam ouvi-lo [o álbum] e senti-lo.


O que neste projeto chamou-lhe a atenção?
Eu sempre quis trabalhar na produção de uma trilha sonora, é apenas difícil encontrar a oportunidade certa quando se tem essa grande bagagem de personalidade já conhecida. Não me interpretem mal, eu não estou falando que os outros trabalhos soaram como ”qualquer coisa”, mas quando alguém quer me usar só pensam em mim como uma estrela do rock ou uma cantora gótica, mas eu faço muito mais que cantar. É difícil falar “Eu quero menos, eu não quero ser o centro das atenções, deixe-me te mostrar o que eu posso fazer como programadora, produtora ou arranjadora.”. Você entende, não foi como chegar e cantar a canção para o filme. E neste projeto eu consegui isso.

Você sente que está definida pelo seu passado?
Pessoalmente? De modo nenhum. Eu não me sinto como se eu fosse duas pessoas distintas. Eu nunca senti como se estivesse jogando um papel que você acabou de acabar. É engraçado, as pessoas ainda falam sobre “My Immortal”, e é maravilhoso, ela é tão legal,mas ela aconteceu quando eu tinha 14 ou 15 anos. Quando eu escrevi “Bring Me to Life” Eu tinha 19 [risos]. Imagine as coisas que você pensou, a maneira que você agiu ou falou aos 19 anos. Mesmo a maneira que você processar relacionamentos e tudo cresce a partir daí. Eu sou muito mais madura e complexa, eu tenho muito mais a dizer.
Eu estaria mentindo se não admitisse que há coisas no Fallen ou o que fizemos antes disso, o Origin, que me faz estremecer. É embaraçoso. Principalmente o conteúdo lírico, oh meu Deus, é como o meu velho diário. Mas eu posso abraçar essa inocência, porque eu nunca vou ter isso de novo, é especial.

No início deste ano você moveu uma ação contra sua antiga gravadora. O que você pode nos dizer sobre os fatores que levaram a uma ação judicial?
Eu não posso dizer nada de negativo. Eu tive que assinar um acordo de não-divulgação, e isso é a única coisa que ainda me liga a gravadora. Há sempre frustrações quando você não está no controle completo de seu projeto. Tudo é uma colaboração, mesmo este projeto, nós tínhamos alguém para agradar, algo que precisávamos para trabalhar no sentido de que alguém precisa aprovar antes de lançar. Mas, o que tem sido diferente sobre este projeto é que todo o processo foi muito criativo, o diretor era uma pessoa criativa, ele queria que nós fôssemos tão estranhos e criativos o possível, fizemos as coisas do nosso jeito. Em vez de ter um plano de conjunto que um milhão de pessoas fizeram antes e tentar forçar-nos por esse caminho.

Quais foram as consequências do acordo?
Tudo ainda é o mesmo por mim, por exemplo, quando alguém compra o Fallen o dinheiro vai para uma nova empresa. Meu catálogo está sobre propriedade da Bicycle-Concord agora, e eles são ótimos, então não há nada de diferente. Mas meu futuro é meu, então qualquer coisa que eu fazer a partir daqui para a frente é para mim, e é incrível.

Então, o que tudo isso significa para o Evanescence?
A situação é que não estamos fazendo isso agora. Eu não gosto de fazer previsões sobre o futuro, porque eu sou honesta e tenho a mente aberta. Eu amei o meu tempo com Evanescence, eu não gostaria de simplesmente jogá-lo fora, mas, para o futuro próximo, eu não tenho nenhum plano de fazer qualquer coisa com a banda. É realmente importante para mim para levar algum tempo para mostrar alguns lados diferentes de mim mesma. Eu já disse isso durante o tempo com o Evanescence, especialmente entre o segundo e terceiro disco: “Eu tenho a liberdade de me expressar completamente dentro da banda, então por que eu iria me desfazer dela?” E isso é verdade apenas até certo ponto, porque, tanto quanto eu poderia passar por uma série de emoções, há uma certa pressão lá. Com os fãs, comigo mesmo, eu sei que o Evanescence é como uma entidade, é maior do que apenas a mim mesmo, o que é incrível, mas eu posso escrever uma música e ouvir “Isso é ou não é uma canção de Evanescence”. Portanto, eu não preciso de outros modos para fazer música.

Você começou uma família em Nova York, como isso pode impactar a banda?
Isso não é novo para nós, sempre vivemos em lugares diferentes. Eu não era mais perto deles quando eu morava em Los Angeles, eu sempre falo com eles, ouço o novo material deles. Troy [McLawhorn] está trabalhando em algo legal que eu ouvi no outro dia. Eu continuo com mais contato com o Tim e com o Troy, mas moramos em cidades diferentes.

Parece que você realmente se firmou em Nova Iorque.
Eu amo isso aqui. Eu vivi em tantos lugares, mas este é o primeiro lugar desde que eu era uma garotinha, no sul da Flórida, onde eu me sinto realmente em casa, onde eu não me sinto como se eu fosse diferente de todos os que me rodeiam. Nós temos uma boa comunidade aqui, um monte de grandes músicos. Tudo está disponível aqui, nada é fora do comum e há música em todos os lugares. Eu me inspiro o tempo todo só andando na rua. Eu me sinto como se eu vivesse em um lugar artístico, e isso é muito legal. Eu tomo o metrô o tempo todo, eu não tenho um carro. Eu posso apenas parecer um zumbi andando até as escadarias e pegar o metrô.

Como a idéia da maternidade mudou sua visão sobre o mundo?
Eu não sei por onde começar. Estou na maior parte apenas animada, porque à medida que envelhecemos começamos a enxergar melhor as coisas bonitas que nos rodeiam. Chega-se ao ponto em que você se sente como você viveu todas as suas primeiras experiências. Eu estou realmente ansiosa para experimentar as coisas de novo como se fosse a minha primeira vez através dos olhos do meu filho.

Mudou sua opinião sobre o que você faz profissionalmente?
Sim. Eu sou um artista, eu nunca vou deixar de ser, eu acho que não conseguiria parar de fazer música. Você não muda tanto assim. Eu ainda vou ser eu, e a vida só tem me enriquecido como pessoa. Mas eu acho que todo esse ciclo de preparação de um álbum, grandes turnês de um ou dois anos, isso ficaram para trás. E não é apenas ser mãe, eu só não quero viver na estrada. Eu tenho a capacidade de fazer apenas uma coisa e colocá-la para fora e ele não tem que ser de 12 músicas. Ele não tem que ser um álbum completo, como o modelo antigo. É legal pensar sobre as coisas de uma maneira nova. Eu posso escrever algo agora e me sentir à vontade de como vou mostrar isso aos fãs. Ele não tem que ser um enorme, coisa assustadora.

Parece que você está disposta a sacrificar ganhos comerciais pela felicidade.
Oh, eu faço isso há algum tempo. Eu acho que eu não sou como todos os outros. Até em relação ao estilo de música que em giro em volta não é algo tão popular. Eu coloquei um monte de valor em excelentes trabalhos, boa música, coisas que realmente me tocam. Portanto, sou muito mais do que o sucesso ou fama a nível monetário.

Para finalizar, o que você espera conseguir com Aftermath?
Honestamente, isso vai soar estranho, mas eu só estou ansiosa para compartilhar isso com o mundo. É simples assim. Eu não tenho grandes expectativas, porque é um projeto incomum. Sempre que eu lançar algo novo, ele é muito bom, e eu sei que eu tenho apoiantes aí que vão me apoiar. Estou animada com “Lockdown”. Estou animada para ouvir o que os fãs pensam sobre isso, eu estou animada sobre “Push the Button”, estou feliz com todas as gravações, mostrar para meus fãs algo que eles nunca ouviram antes.

- Copyright © Deusas do Rock -