Destaques

"Nos expulsaram do escritório. Eles disseram: 'Uma garota e um piano numa rádio de rock? Você está brincando'". De acordo com o presidente da Wind-up Records, Ed Vetri, essas foram as palavras que ouviu de um programador de rádio quando a gravadora bateu na porta de uma grande estação para solicitar airplay para uma nova banda. De fato, Vetri tinha uma garota e um piano. A mulher era Amy Lee, vocalista de uma banda do Arkansas chamada Evanescence. A canção era "Bring Me To Life", que apareceu pela primeira vez na trilha sonora do filme "Demolidor", estrelado por Ben Affleck e Jennifer Garner.

Na época, a banda tinha rodado diversos estúdios, entre eles o Track Record Inc. & Recording NRG Studios, Ocean Studios e Conway Recording Studios, todos na Califórnia. O fato de gravar em diversos locais, para uma banda iniciante, poderia resultar em um disco sem coesão. Por obra do destino, a precisão de Amy Lee, Ben Moody, David Hodges, John LeCompt, Rocky Gray e Will Boyd acabaram por imprimir peso às canções e uma bela voz mezzo-soprano emoldurando hits em potencial.
Voltando ao programador de rádio: Vetri educadamente não diz o nome do indivíduo que desprezou o talento da banda formada por Amy e Ben, em 1995. Mas o fato é que a cena rock em 2003 tinha o Linkin Park e Limp Bizkit fundindo rap e rock; Mudvayne e System Of A Down e seu som caótico; e Korn, Slipknot e Staind estavam caindo para um lado mais mórbido. A chegada do Evanescence rompe com o oceano de testosterona e vence um contraponto melódico. Meninas agora tinham em quem se inspirar, principalmente pelo fato de ter uma 'ídola' que era a antítese das artistas pop: pois escrevia suas músicas e não precisava fazer uso de auto-tune, por exemplo.
E a história registra que em 3 de março de 2003, "Fallen" chegava às lojas, marcando a  da banda. Vendeu 141 mil cópias na semana de lançamento e entrou na 7ª posição. Três meses depois, alcançaria o 3º posto nos Estados Unidos. Já na Inglaterra, debutou em 18º, vendendo 15.589 cópias. Chegaria ao primeiro lugar depois de sete semanas, após o single "Bring Me To Life" bater no número um. Nesses , foram comercializadas 7,7 milhões de cópias somente na América e mais de 17 milhões pelo mundo. Gerou mais três singles de sucesso: "Going Under", "My Immortal" e "Everybody's Fool". Em fevereiro de 2004, o Evanescence foi premiado com o Grammy de Artista Revelação e Performance de Hard Rock
O sucesso monstruoso ainda tinha um preço: o conflito entre Amy Lee e Ben Moody, que acabou resultando na saída abrupta do guitarrista durante a turnê de "Fallen". Os outros integrantes, que estavam juntos no momento do lançamento do álbum – o baixista Will Boyd, o guitarrista John LeCompt e o baterista Rocky Gray – saíram posteriormente.
Dez anos depois, enquanto Amy Lee continua com o Evanescence, "Fallen" envelheceu graciosamente. É fácil saber porque a banda estava entre a classe de grupos de rock multiplatinados na virada do milênio: sua combinação formidável de energia e melodia eram mais do que suficientes para suportar as tendências de seu tempo.

- Copyright © 2025 Deusas do Rock -